05 janeiro 2010

Madeleines de Chocolate Amargo

A receita a seguir eu peguei da Pat do blog Technicolor Kitchen. Em novembro fui visitar minha mami e em uma tarde nos deu a louca e fizemos madeleines de varios sabores e alguns muffins também. Depois farei um post com os muffins. Esta receita é deliciosa, facil e rápida. Ótimo para dar de presente para uma amiga ou para oferecer com um cafezinho. Aproveitem!


Ingredientes

xícara medidora de 240ml


- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal derretida (pra untar as formas)

- 85g de chocolate amargo, bem picadinho

- 85g/6 colheres (sopa) de manteiga sem sal em pedacinhos

- 1 colher (chá) de extrato de baunilha

- 2 ovos tipo jumbo*, em temperatura ambiente

- 1/3 xícara (65g) de açúcar refinado

- ½ xícara (70g) de farinha de trigo peneirada

- ¼ colher (chá) de sal

- 2 colheres (sopa) de açucar de confeiteiro (opcional, para decoração)


Pré-aqueça o forno a 175ºC. Com um pincel culinário ou um pedaço de papel toalha, unte as formas para madeleine com a manteiga derretida. Eu usei forma de silicone, então não precisei untar.


Junte o chocolate e a manteiga em um refratário e derreta-os em banho-maria ou no microondas, em potência baixa, mexendo a cada 30 segundos até que derretam. Adicione a baunilha e misture.


Usando a batedeira, bata os ovos em velocidade média até que fiquem com aparência de espuma (cerca de 1 minuto). Adicione o açúcar e bata até obter um creme espesso e claro (aprox. 5 minutos). A mistura deve cair dos batedores formando uma “fita”.


Em uma outra tigela, misture a farinha e o sal. Adicione à mistura de ovos em três etapas, batendo em velocidade baixa após cada adição; o creme deve ficar homogêneo. Junte o chocolate+manteiga e misture bem.


Derrame a massa nas formas de madeleines usando uma colher ou um saco de confeitar – não deixe que ar se prenda na massa ao fazer isso; encha cada cavidade da forma até ¾ de sua capacidade. Como a massa não cresce muito, pode encher a cavidade quase toda. Coloque as formas dentro de assadeiras e leve ao forno por 10 minutos – se você assar duas formas ao mesmo tempo, asse por 6-7 minutos e depois inverta a posição delas dentro do forno; asse por mais 6-7 minutos.


As madeleines estarão prontas quando os topos, ao serem tocados, voltem ao lugar ligeiramente.


Opcional: usar o açucar de confeiteiro (peneirad0) para decorar.


Guarde as madeleines em um pote hermético, em temperatura ambiente, por até 3 dias – coloque papel manteiga entre as camadas.


* Ovos grandes ou tipo jumbo são intercambiáveis desde que a quantidade de ovos pedida na receita não ultrapasse 4.


Rend.: 20 grandes (formato de vieiras)